18 de outubro de 2010

FOTOS EXPOSIÇÃO CONGADAS no GRAÇA DO ACHÉ - JUNHO 2010





Na foto acima: Fernanda, Carla, Danilo, Beatrice, Regivane e Andressa.

Fotos de Alessandro Gomes. Para ver mais acesse a materia da PÁGINA CULTURAL sobre a exposição Congadas desenhates 2009 no Graça do Aché. Link: http://paginacultural.com.br/?s=congadas&x=13&y=7

5 de outubro de 2010

Exposição Coletiva + Lançamento de Caixa/Box - Uberlândia


Este é o convite de nossa batalhada exposição "Congadas Desenhantes" em Uberlândia!!!!!

Será uma exposição coletiva com desenhos produzidos em 2009 durante as Congadas de Uberlândia.
De Uberlãndia participaram alunos do curso de Artes Plásticas da UFU e de BH os alunos do curso de Belas Artes da UFMG. Também participaram do projeto os professores Luciana Arslan (UFU), Maria do Ceu Diel, Conceição Bicalho e Angélica Beatriz (UFMG).

Andressa Boel, Angélica Beatriz, Beatrice Bonami Rosa, Camila Ortigosa, Carla Jacqueline Souza, Clebea Soares, Daniel Neto, Danilo Ignácio, Fernanda Rodrigues, Gabriela Souza Costa, Higgor Vinnicius, Isabela Pedra, Isabela Quintão, Karyna Novais, Leonardo Alves, Leonardo Cardoso, Lucas Barros dos Santos, Lucas Albergaria, Luciana Arslan, Márcio Araújo Costa, Mara França, Maria do Céu Diel, Priscila Fernanda Ribeiro, Regivane A. Nogueira, Roberto Freitas, Simone Guaratto, Virgínia Cantarelli.

Aproveitaremos a data para fazer o lançamento do material impresso Caixa/Box contendo:
(24 cartelas com desenhos e textos impressos) + (Texto da Prof. Luciana Arslan)
+ (CD ROM com 250 desenhos e fotos).

A exposição conta com o apoio da Dicult e Graça Aché. Agradecemos a prof. Eliane Tinoco pelo convite.

Congadas / Coletivos Desenhantes em Goiania - GO





Aconteceu em Setembro de 2010 as Congadas em Goiania. Fizemos visitas aos ternos na festa do Bairro Vila João Vaz. A festa foi mesmo muito linda. Logo enviaremos desenhos e fotos da festa de Goiania. Aos ternos nossos agradecimentos e em breve também deixaremos para vocês o material que registramos e produzimos.
.
Desenhos: Glayson Arcanjo (Produzidos em 12 set 2010 durante a festa na Vila João Vaz - Goiania)

Estas pesquisas iniciais em Goiania fazem parte do projeto de Extensão: COLETIVOS DESENHANTES em GO. Coletivos Desenhantes é um projeto de extensão que visa suscitar produções artísticas em ações de caráter coletivo a partir de experimentações visuais.
O projeto pretende se constituir como ação multidisciplinar agregando profissionais, estudantes e demais membros da sociedade com propositos de fazer constituir diálogos, produções e exprimentações em torno de pesquisas coletivas.

Congadas Desenhantes em Belo Horizonte



Pode ser visitada até o dia 29 do mesmo mês, no Centro Cultural UFMG - Av. Santos Dumond, sala Celso Renato, a mostra Congadas Desenhantes, mais uma realização da parceria EBA-Depto de Desenho no projeto Linha: Arte no Centro Cultural.

Esta exposição coletiva é o resultado do trabalho de Extensão que deslocou cerca de 16 alunos da EBA em outubro do ano passado até Uberlândia para documentação das festividades do Rosário, já tradicionais na cidade e sob coordenação dos Professores Glayson Arcanjo (UFU) e Maria do Céu Diel (UFMG).

Com Anotações emergenciais que caracterizam desenhos despretensiosos cujo fim é o registro espontâneo, participam da mostra em questão os alunos da Graduação em Artes Visuais: Daniel Neto, Dyana Santos, Gabriela Sousa Costa, Higgor Vinnicius, Isabela Pedra, Isabela Quintão, Marcelo Pinel, Leonardo Alves, Lucas Albergaria, Roberto Freitas.

Na curadoria, as professoras Ana Carina Utsch Terra (execução de molduras) e Conceição Bicalho. As professoras Angélica Beatriz e Maria do Céu Diel, ao final do evento organizaram todo o material criado e executado, na concepção de um CD-ROM leautado, programado e finalizado pela primeira e que será exibido no evento de encerramento da mostra Congadas Desenhantes, no Centro Cultural UFMG.

O projeto Congadas Desenhantes acontece anualmente na cidade de Uberlândia (MG) e reúne interessados em registrar, na linguagem do desenho, suas vivências das manifestações do Congado na cidade. Nessa exposição promovida pelo Projeto Linha: Arte no Centro Cultural UFMG, compartilha, em Belo Horizonte, parte da experiência de desenhar durante a festa do Congado de Uberlândia.